“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Totoro

9 comentários

Totoro, de Hayao Miyasaki, é um filme de culto da Beatriz. E meu.

Vimo-lo mais de 100 vezes.

Partilhei, com grande prazer, a primeira hora do filme, nas primeiras 50 visualizações.

Encanta(m)-me:

– a originalidade e inteligência evidentes na construção da narrativa;

– a forma como é transmitida a passagem do tempo;

– a evolução da relação entre as personagens: os afectos crescem de forma naturalmente contida, mas profunda;

– o facto da música caracterizar as personagens;

– os mundos mágicos criados pelas irmãs e reforçados pelo pai;

– as imagens e as cores: sempre que primo a Pause, a imagem que fica no ecrã podia ser a página de um livro infantil;

– as protagonistas: o facto de serem meninas é irrelevante; contêm a essência das crianças;

– o realizador e todos os filmes que já realizou;

– o Studio Ghibli.

O que mudou nas nossas vidas:

– sabemos dizer bolota, esquilo e cânfora em japonês;

– o Totoro visita o nosso pátio e é responsável pelo crescimento das plantas;

– agradecemos aos espíritos do pátio que nos protegem;

– fazemos danças estranhas quando acontece alguma coisa que nos agrada especialmente;

– desenhamos Totoros por todo o lado.

Resumindo, somos fortes candidatos a um internamento compulsivo no manicómio…

E estou ansiosa por reincidir:

Autor: Frasco de Memórias

https://frascodememorias.wordpress.com

9 thoughts on “Totoro

  1. Não conheço e fiquei cheia de curiosidade! Obrigada pela partilha! 🙂

  2. Fiquei curiosa para assistir! O filme que assisti um milhão de vezes desse mesmo diretor foi Ponyo, eu e meu pequeno adoramos. Outro dia mesmo estávamos relembrando… O traço é muito bonito e a história também. Beijo e ótimo final de semana.

  3. Fiquei com vontade de ver. Adoro o Hayao Miyasaki o filme que mais vezes vi foi Princess Mononoke. 🙂

  4. Que coincidência, foi neste fim de semana passado que introduzi o Miyazaki à Sara: começámos pelo Totoro, depois o Kiki’s Delivery Service e por fim o Ponyo (estava constipada e passámos o fim de semana em casa :P). O preferido dela foi sem dúvida o Totoro 🙂

    • Confesso que também é o meu favorito, mas ainda não vi o Kiki´s Delivery Service completo. Pelo que fui vendo, acho que vai ser um dos da top list cá de casa. As melhoras para a Sara 🙂 Ana

  5. Pingback: Estética |

Deixe uma Resposta

