“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Decisões

11 comentários

Cresci com os livros da Anita, com Os Cinco, com o Asterix, com o Tintin, com telenovelas brasileiras, com o Principezinho, com os contos do Eça de Queirós (que a minha prima lia em voz alta, enquanto eu me dilacerava com o destino da pobre Aia), com a Mafalda, …

Mergulhava nestes universos tão distintos com a mesma entrega e com a mesma convicção e, no fim, fiquei como sou: mais humanista que feminista (ou machista) e com uma mão cheia de defeitos e virtudes que nada têm que ver com os livros que li…

Ou será que têm?

Em relação aos livros que a Beatriz lê ou filmes que vê, tenho um cuidado… obsessivo.

Na última visita à Biblioteca da Figueira da Foz, encontrei este testemunho da minha infância.

Li e reli este livro centenas de vezes quando era pequena.

capa cada terra com seu uso

São várias aventuras de personagens de vários pontos do mundo, com os seus respectivos estereótipos bem vincados.

página 1

E em que ser violento consistia nestas grandes maldades.

página 2

página3

Mas em que os protagonistas são, invariavelmente, personagens masculinas.

página 4

As personagens femininas surgem, sempre, para compor o cenário doméstico e nunca intervêm em qualquer aventura.

págna 6

E eu fico a pensar que, embora criança, tive a capacidade de filtrar o que me interessava do livro:

-a curiosidade relativamente a outras formas de viver e a outros povos, assim como o gosto pelas viagens.

Será que faço bem em exercer esta censura sobre os livros, músicas e filmes que a Beatriz vê?

Autor: Frasco de Memórias

https://frascodememorias.wordpress.com

11 thoughts on “Decisões

  1. Ana,
    ” Cada terra com seu uso…” livro que tb fez parte da minha infância e das minhas irmãs.
    É espantoso como me lembrei logo dos desenhos e da capa.
    Filtrar é fundamental e quanto a TV nem se fala !
    Mas olha que é difícil…falo por experiência própria…quando a Beatriz for para a escola…
    O bom senso é uma grande qualidade !

    Bom fim -de-semana !

    Um beijo,
    José

    • José,

      terá também sido o responsável pelo teu gosto pelas viagens?
      Em relação à Beatriz, tens razão, para já vive numa cápsula cor-de-rosa, mas tenho a noção de que será por muito pouco tempo 😦
      Aprenderá outras coisas; espero que muitas delas boas 🙂

      Um boa semana!
      Beijo,

      Ana

  2. Acredito que não o faças como censura, mas com a intenção de lhe proporcionares os livros/filmes que consideras, na tua opinião, mais interessantes e pedagógicos. Com certeza que chegará uma altura em que será a Beatriz a querer escolher e então saberás aceitar as suas opções e escolhas. Beijinho

  3. nós temos alguma necessidade de filtrar aquilo que os nossos filhos leem ou veem, talvez, porque tenhamos um background que nos leva a pensar que sabemos o que é melhor. na realidade, os livros de hoje, alguns, são demasiado infantis, não deixam percecionar o mundo um bocadinho como ele é, e, talvez por isso, sejamos impelidos a escolher. no entanto, os miúdos são muito bem capazes de dizer o que gostam ou não, por isso, o filtro, se calhar, pode ser aligeirado, ou quase abolido. acaba por ser uma decisão muito pessoal. bom fim de semana. 🙂

    • Pensamos sempre que sabemos o que é melhor: às vezes sabemos, outras enganamo-nos.
      Amanhã vamos à Biblioteca e vou dizer à Beatriz para escolher: vou experimentar 😉

  4. Guardo os meus livros de infância religiosamente, talvez para quando tiver um filho reler as historias com ele ao colo.
    E não resisto de for a uma feira de livros e vir livros infantis da minha altura. Tenho de os trazer. : )

  5. Oi, Ana, acho meio impossível não fazermos um filtro sobre tudo aquilo que apresentamos aos nossos filhos. Não acredito que seja efetivamente uma censura, mais um alinhamento àquilo que tem a ver conosco: gostos, crenças e sei lá mais o que. Chegará o dia em que ela fará suas próprias escolhas…Sobre sua pergunta do meio período de estudos, ele passa a parte da manhã conosco, às vezes realizando os deveres da escola e, após o almoço o levamos. Fica 5h30′ em estudos e mais 1 hora em atividade física ( essa é opcional, mas o Pedroca realiza 3 vezes por semana – Judô e Tênis ). Beijos!

Deixe uma Resposta

