“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Bleubird

13 comentários

Este blog é o diário íntimo de James e dos seus quatro filhos.

Desde o casamento:

casamento

Ao primeiro banho do último filho:

1ºbanho

Tenho seguido vários momentos importantes desta família e aprendido muito com quem escolheu viver de forma pouco convencional.

A James fotografou o nascimento da terceira filha em casa e, a partir desse momento, ganhou todo o meu respeito e admiração.

Sendo uma mãe muito atenta e com um “saber de experiência feito”, tem influenciado a forma como educo a Beatriz.

Alertou-me para o facto das crianças, desde pequenas puderem contribuir para a realização de pequenas tarefas domésticas.

E eu comecei a atribuir algumas à Beatriz, logo desde pequenininha: regar o loureiro, alimentar a gatinha, ajudar a pôr a mesa, …

O que a enche de orgulho e lhe aumenta a responsabilidade e auto estima.

pôr a mesa

Alguns exemplos:

1-3 years old pick up toys and put them where they go. help sort laundry into piles by color. organize shoes. hanging clothes on hooks. putting plastic and paper into the recycling bin.

3-6 years old set the table. help with preparing meals. help with grocery shopping and putting groceries away. help folding jeans and matching socks. walking the dog. washing windows and mirrors.

7 years old and up water the plants. load and unload the dishwasher. take out the trash. folding laundry. sweeping and mopping. vacuuming rugs. cleaning bathrooms. pulling weeds in the yard and raking leaves.

the most important part of teaching our children to contribute and responsibility is to give them praise.

make sure to say “good job” after they complete a task.

they will feel so good and proud of themselves!

Dicas do método Montessori que eu trouxe para nossa casa:

1- Arranjar os ovos cozidos e parti-los para os bolos é uma das tarefas preferidas da Beatriz:

descascar ovos

2- Deixá-la escolher a roupa começou a complicar-se desde a semana passada: insiste em misturar peças do conjunto 1 com as do conjunto 2 (às vezes sobrepostas) e usar os sapatos do conjunto 3.

escolher a roupa

3- Apanhar flores é uma das nossas rotinas desde os dois meses:

apanhar flores

4- Usar a tesoura sem medo, mas com cuidado:

tesoura

5- Ajudar a cozinhar:

ajudar em casa

Neste blog encontrei muitas ideias apresentadas de uma forma autêntica e com fotografias belas e espontâneas.

Todas estas fotografias são do blog Bleubird.

Autor: Frasco de Memórias

https://frascodememorias.wordpress.com

13 thoughts on “Bleubird

  1. Minha cara, viajei. Lembrei-me de minha infancia. Adorava ajudar C. com pequenas coisas. Ela me deixava por a mesa, escolher os talheres (tinhamos dois jogos diferentes) os copos e a toalha do dia. Me sentia muito satisfeita com isso. Eu podia lavar a alface, os legumes. E, quando iamos ao mercadinho, eu carregava os ovos. Tinha um embornal apenas pra mim, do meu tamanho.
    A parte que eu mais gostava, contudo, era de arrumar a cama, fazer voar os lençóis. rs

    bacio

    Ps. Desnecessário dizer que amei esse post, certo? (risos multiplos)

  2. Olá boa noite. Fui lá ver. Gostei. Há maneiras tão interessantes de educar uma criança… e de se viver em família. 🙂

  3. Fiquei curiosa, vou olhar o blog com calma. De qquer forma, atribuir pequenas tarefas às crianças considero um excelente feito. Além de se tornarem mais responsáveis, alegram-se em ser úteis, em perceber que podem contribuir dentro de casa, tornam-se figuras importantes. Beijo

  4. Adorei! Cá por casa também tento incluir a petiz nas tarefas domésticas. Ajuda a arrumar a loiça, põe a mesa e já ajuda a partir ovos (corre um pouco mal mas faz parte da aprendizagem). E não escapa de arrumar os brinquedos no final do dia e de usar a pá e uma vassoura pequena quando deixa o chão sujo. Usar a tesoura é o passatempo favorito dela. O método Montessori é extremamente interessante e valioso.
    Julgo que hoje em dia em vez de estimularmos a autonomia das crianças acabamos por as abafar e de as tornar, mais tarde, em adolescentes que nem a cama fazem porque até nem a sabem fazer.

  5. Adorei a dica do blog. Também eu fui habituada a partilhar as tarefas em casa, não só me sentia útil mas sentia que contribuía de uma forma positiva para o núcleo familiar. Além do mais, cheguei a adulta a saber fazer de tudo numa casa. Quando fui morar sozinha não precisava de ligar ao pai a perguntar como se fazia uma maquina de roupa. Ajuda muito não só durante a infância mas prepara-nos o dia a dia da vida adulta. 😉

    • Partilhar as tarefas domésticas sempre fez parte da nossa cultura… e ainda bem.
      Claro que às vezes é mais rápido e prático sermos nós a fazer, mas tento contrariar essa pressa.
      Um abraço!

  6. Eu, como sabes, acredito no potencial do método Montessori. De vez em quando leio o blog dela, mas confesso que já gostei mais, agora tem muitos posts patrocinados e isso afasta-me um pouco dos blogs. Mas o vestido de noiva dela era lindo, lindo!! beijinhos

  7. Por acaso costumo passar por lá de vez em quando. E também aprecio muito!

    Mas um que me enche as medidas mesmo, porque me leva aos tempos de infância e a uma vida pacata e serena, em comunhão com a natureza, com o ritmo das estações do ano, e o mundo envolvente é o Soulemama, da Amanda Soule-Blake.

    Não só tens imagens genuínas e autênticas do que é viver no campo, com animais, as tarefas que são divididas, os vestidos feitos à mão, as roupas costuradas e tricotadas, as mantas de retalhos, etc.

    • Já estive a espreitar.
      Que maravilha!
      E encontrei logo o post da quinta da família.
      Obrigada pela partilha 🙂
      Bom fim-de-semana!

Deixe uma Resposta

