“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

A Beautiful Mess

11 comentários

Este é um blog que visito regularmente.

É escrito por duas amigas, Elsie e Emma, que partilham posts sobre tudo o que as inspira.

E que se apresentam assim:

We believe in taking time each day to make something pretty.

We believe in lifelong learning.

Most of all, we believe that life doesn’t need to be perfect to be beautiful.

É o meu lema de vida.

É um blog extremamente diversificado, despretensioso e bem-humorado.

Ultimamente ando a explorar as dicas fotográficas.

dicas fotográficas

Sempre gostei de fotografia: de ver e de sentir as fotografias nas mãos.

Mas nunca tive aulas (e precisava mesmo…).

Confio no instinto, na sorte e nas manias da minha máquina. E já a vou conhecendo…

Às vezes fico zangada com ela comigo; outras vezes satisfeita.

Muitas das dicas são mesmo para quem está a iniciar a sua relação amorosa com esta arte;

a algumas já eu tinha chegado por tentativa-erro.

Mas tenho gostado muito de lê-las para comprovar que estou no bom caminho.

E para aprender outras novas!

1ª dica: não usar flash – arruína-me qualquer imagem… tira-lhe o aveludado

(aqui está um termo mesmo técnico: aveludado… humm… )

com ou sem flash

2ª dica: optar sempre pela luz natural.

Procuro sempre uma divisão com grandes janelas e a hora do dia mais bonita: a manhã ou o fim da tarde (no Verão).

Quando se é “aselha”, as fotografias nocturnas ficam tremidas… tantas!

dia ou noite

3ª dica: ter cuidado com o cenário – não convém que cause ruído sobre o que realmente queremos fotografar.

Esta dica ajuda-me a focar; tenho um carácter, por natureza, propenso à dispersão.

cuidado com o cenário

4ª dica: encontrar os nossos pormenores e trazê-los para a fotografia.

Nem sempre arrisco, mas gosto muito da partilha destes momentos de intimidade.

a importância dos pormenores

pormenores

5ª dica: não contar com programas para editar a fotografia – tentar que fique logo como idealizámos.

Este é um dos conselhos que mais tenho ouvido do meu Pai.

O outro é não usar o zoom.

Dicas de quem é da era da fotografia analógica e que se empenhava em cada fotografia que tirava.

Todas estas lições são do blog A Beautiful Mess.

Autor: Frasco de Memórias

https://frascodememorias.wordpress.com

11 thoughts on “A Beautiful Mess

  1. Mais um blog e dicas interessantíssimas. 🙂 Beijinho

  2. Também leio o Beautiful Mess, e elas dão de facto dicas muito boas. O meu professor de fotografia costumava dizer que se usarmos o zoom é porque não estas suficientemente perto do assunto. Talvez por isso goste tanto de fotografar com 50 mm. 🙂 beijinho

    • Eu nem me atrevo a dizer-te nada…
      As tuas fotografias são sempre espectaculares!
      Um abraço!

      • Obrigada. Mas tenho muito caminho para fazer 🙂 Como os meus professores diziam, por muito que leias, por muito que vejas, só aprendes a fotografar fazendo. Esse sempre foi o meu primeiro conselho. O resto ajuda, mas temos sempre que praticar. Por isso é que considero que continuo com muito caminho pela frente. 😉 E depois as tuas fotos são muito bonitas, dão uma sensação de conforto, carinho e de “cheguei a casa”. Bjs

  3. Eu confesso que já gostei mais desse blog (que já leio há muitos anos) do que gosto agora. Acho que como se tornou muito popular houve muita pressão para criar conteúdo e algum desse conteúdo não tem grande qualidade. Dito isto, sem dúvida que as meninas sabem tirar fotografias. Elas também recorrem muito ao processamento de imagem, que ajuda as fotografias a ficarem com aquele ar lindo! bjinhos.

  4. Sabe que geralmente eu fotografo primeiro com os olhos? Vejo e as vezes, sem nada em mãos (celular ou câmera) eu fotografo apenas com o olhar e saio sorrindo… principalmente em minhas andanças pelo bairro. rs
    Vou lá conhecer o blogue

    bacio

  5. Gosto muito desse blog, tem coisas muito geniais! Sobre fotografia, sou uma vergonha completa :(. Beijo!

Deixe uma Resposta

