“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Replantar

11 comentários

Mudar de casa implica, num segundo ou num vigésimo momento, mudar a casa.

Primeiro partem os objectos essenciais e, depois, os que nos alegram os dias e fazem já parte da nossa vida.

Os livros têm vindo.

As plantas também.

Muitas morreram na nossa casa pequena da Figueira.

-As casas precisam de atenção assim como as plantas; se não morrem.

Foram as palavras da minha Mãe, quando me entristeci ao ver o caril e o poejo secos nos vasos.

plantas para replantar

Trouxe todos estes vasinhos com filhotes para Estremoz.

Replantei-os.

Replantei-me.

sardinheira 1

sardinheira

Na Figueira, cobri os vasos com seixos que fomos trazendo da praia: evita-se assim a evaporação da humidade e previne-se o crescimento de ervas-daninhas.

No Alentejo, comprei esferas de argila para proteger a sardinheira.

Acompanham-me nestas tarefas as gatinhas da casa: a Beatriz e a Branca.

Deliram com estas esferas e com todos os utensílios de jardinagem.

sementes

regador e viola

Na rua, observam-nos os gatos vadios.

vaso e gato

Há qualquer coisa de felino em nós: todos os gatos parecem querer adoptar-nos.

 

 

 

Autor: Frasco de Memórias

https://frascodememorias.wordpress.com

11 thoughts on “Replantar

  1. 🙂 Tão bom mexer na terra, plantar e replantar! Os gatos gostam da vossa família, por sentirem, com certeza, que respeitam a natureza. Beijinhos e bom fim-de-semana!

  2. Adorei a foto do gato a olhar com um ar compenetrado. 😉

  3. As esferas de argila são mesmo giras! Tenho de experimentar algo do género – não que aqui tenha de me preocupar com a evaporação já que temos tido muita chuva este ano!

    • Aqui, no interior do Alentejo, a falta de água é um problema.
      Até o tomilho está com dificuldade em sobreviver em vaso, e ainda não chegou o Agosto impiedoso…

  4. Boa noite ,Ana !

    Sempre a pontuar !
    Esse vaso ( chuveiro ) das sardinheiras …foi muito bem”reciclado” !
    Pendurado vai ficar lindo.
    Essa das esferas de argila tb não conhecia. 😉
    Bem imaginado .
    Um beijo,
    José

    • Olá, José!

      O chuveiro ficou velhinho, mas está pendurado: as sardinheiras já começaram a florir.
      Está muito bonito 🙂

      Menino de cidade 😉
      Conheci há pouco!

      Beijo,

      Ana

  5. Isto fez-me lembrar que daqui a 2 meses vou mudar de casa…

    Sónia
    Taras e Manias

  6. Muito bom, Ana. Gostei muito do post.
    Parabéns!

  7. Mudei de apartamento e, agora, novamente não tenho mais uma varanda. Logo, as plantas foram para outras mãos e meu sonho de horta adiou-se uma vez mais… contento-me portanto em ver suas atividades em meio a terra.
    O bichano é belo, mas cá em nossa casa temos um belo cão. rs

    bacio

Deixe uma Resposta

