“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Amélia

8 comentários

A Amélia veio connosco da Biblioteca.

capa amélia

 

Foi criada por Tim Bowley e pelo nosso querido André Neves, o pai da Mara.

Como quase todas as crianças que conheço, esta menina quer um cão.

amélia 1

Como quase todos os pais que conheço, este pai recusa tão exigente pedido.

A expressão de Amélia comove-nos a todos, excepto ao pai.

amélia 2

Decide, então, sugerir outros companheiros de quatro patas.

amélia 3

Sem sucesso!

amélia 4

Propõe ainda companheiros sem patas…

amélia 5

Pai inflexível!

amélia 6

Até que finalmente o pai tem uma ideia genial e apaziguadora.

amélia 7

Como seria de esperar de André Neves, a ilustração arrebata-nos.

E cruza, exemplarmente, os planos do real e da fantasia.

A narrativa de Tim Bowley não tem a profundidade de Orelhas de Borboleta, mas encanta a Beatriz (e a mim): a ideia de ter uma baleia ou um elefante como animal de estimação é irresistível!

E faz-nos pensar, a nós, adultos, que muitas vezes os pedidos das crianças são razoáveis.

Nós é que crescemos e ficamos rapidamente programadas para achar qualquer proposta que saia da rotina mirabolante.

Claro que não me refiro à baleia ou ao elefante…

Que saudades que eu tinha de escrever sobre um livro infantil!

Autor: Frasco de Memórias

https://frascodememorias.wordpress.com

8 thoughts on “Amélia

  1. e eu, que começo a colecionar títulos de livros infantis, apesar de não ter crianças pequenas cá em casa? e onde é que me inspiro? aqui, neste blog pois então! e por que razão gostos destes livros? são as ilustrações que me conquistam. Eu conheço esta história mas sem ser com a Amélia, só que esta esta tem ilustrações mais arrebatadoras…que arte sublime pôr num traço tantas emoções e sensações. Beijinho e bom fim de semana. Boas leituras!

  2. Ana,

    …” Nós é que crescemos e ficamos rapidamente programadas para achar qualquer proposta que saia da rotina mirabolante.”…

    Nada mais verdadeiro !
    Gostei muito do post de hoje !
    Bom fim de semana.

    Um beijo
    José

    • José,

      🙂

      tento pensar duas vezes antes de dizer “não”, mas às vezes o cansaço do fim de dia vence e tendemos todos a ligar o modo automático…

      Um abraço,

      Ana

  3. Eu também me perco por livros infantis. Ainda mais agora com duas princesas. A ilustração realmente é uma grande aliada do texto. Transporta-nos a outros mundos… Poderá ler as minhas “recomendações” e leituras em Leio para vocês, no blog positive mood…

    thepositivemood.blogspot.com

    Renata Barbosa Lourenço

  4. Não conheço o livro e fiquei deveras curiosa. Gosto imenso quando partilhas a tua opinião sobre livros infantis, pois também sou fã e gosto sempre de conhecer novos livros. Este parece encantador e de falar ao coração. (Como conheço bem esse pedido!) Beijinho grande

Deixe uma Resposta

