“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Bolachas do Algarve

10 comentários

A Dina é mãe do meu querido … sobrinho-neto e pediu-me para partilhar algumas receitas.

Fiquei atrapalhada, porque me sinto uma principiante perante a minha família do Alentejo.

Quer dizer, exceptuando as compotas, as bolachas e as granolas não alcanço muito crédito na cozinha.

Talvez sejam inseguranças de quem não sabe fazer um bom cabrito assado ou umas migas alentejanas…

A minha relação com o Algarve remonta às férias de Verão com os meus pais.

Mantém-se até agora e entra pelo Inverno, porque nunca encontrei frutos secos melhores do que os algarvios.

Mantive o contacto com o senhor Inácio Martins e continuo a deliciar-me com o que me vai chegando do Mercado de Tavira.

Quando vi a encomenda com passas de figo, amêndoas e farinha de alfarroba, lembrei-me imediatamente das bolachas de alfarroba da Joana.

Claro que, como não sei seguir uma receita, inventei outra.

Ingredientes:

Pela ordem com que foram para a taça.

1- 200g de manteiga sem sal amolecida;

2- raspa de uma laranja;

3- 300g de açúcar mascavado e 2 colheres de sopa de mel;

4- 3 ovos e 8 gemas;

5- 100g de farinha integral;

6- 100g de farinha de alfarroba;

7- 150g de farinha com fermento;

8- 50g de linhaça castanha moída no momento;

9- 100g de amêndoa partida grosseiramente (já tostada);

10- 100g de passa de figo triturada;

11- cacau puro.

A confecção é muito simples; foi a Beatriz que foi colocando na taça os ingredientes amarelos: a manteiga; a raspa; o açúcar; o mel; os ovos e as gemas.

Depois, colocou os castanhos: as farinhas, a linhaça; a pasta de figo e as amêndoas.

Massa de bolachas com alfarroba

Por fim, fizemos estas bolinhas toscas que polvilhámos com cacau.

Não resisti…

 

E preenchemos algumas com Doce de Pepino Frasco de Memórias.

Bolachas de alfarroba no tabuleiro

Forno, durante 10/15 minutos a 175ºC e foi difícil deixá-las arrefecer…

Bolachas de alfarroba cozidas

Apesar de não serem umas bolachas bonitas (à primeira vista não impressionam as visitas), são mesmo, mesmo deliciosas: têm um sabor intenso a férias no Algarve e a ingredientes genuínos.

 

 

Autor: Frasco de Memórias

https://frascodememorias.wordpress.com

10 thoughts on “Bolachas do Algarve

  1. Ana, que aspecto delicioso! A receita é fantástica e as bolachas bonitas, sim! Beijinhos e boa semana! (obrigada por te teres lembrado de mim!)

  2. Olá, Ana !

    1,2,…5,….,8,9,10 e 11 !!!!

    …” A confecção é muito simples “… 🙂 🙂

    Valha-nos : serem mesmo,mesmo deliciosas !

    Que trabalheeeraaa !

    Boa semana !

    Um beijo,
    José

    • Olá, José!
      São muitos ingredientes mas só temos de ir mexendo…
      Parecem muitos pontos 😉
      Boa semana!
      Realmente, a parte da louça dispensava!
      Um beijo,
      Ana

    • Olá, José!

      Parecem muitos pontos, mas é só ir mexendo.
      Os ingredientes é que são vários, é verdade, mas é só abrir a despensa e ir improvisando.

      Boa semana!

      Um beijo,
      Ana

  3. E …finalmente, lavar a loiça !!!!!!
    ;(

  4. não devia ter clicado e seguido tudo com tanta atenção!!! sou muito visual, e aqui fiquei muito “gustativa”! beijinho. 🙂

  5. Adoro tudo o que leva alfarroba!
    E frutos secos!
    E figos secos!

    Talvez por isso um dos meus doces preferidos seja o trio algarvio (uma espécie de tarte em camada que leva figo, alfarroba e amêndoas).

    Mas eu sou suspeita… visto ser algarvia de gema!
    🙂

  6. Nossa, deve ter ficado um espetáculo! Confesso não levar o menor jeito para essas receitas, um dia quem sabe…bjs

  7. Bonitas ou não, estou cá a salivar! Dio santo…
    Isso não se faz, me fez lembrar o tempo em que passava férias na casa da Nona na Toscana.
    Eram potes e mais potes de biscoitos e bolachas.

    bacio

Deixe uma Resposta

