“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Offline

11 comentários

 

“Por cada ecrã que se acende, há uma janela que se fecha.”

 

Passei 20 anos da minha vida sem telemóvel, sem computador, sem internet… e com pouca televisão.

Tudo mudou e foi bom.

O mundo abriu-se; tornámo-nos cidadãos do mundo… e deslumbrámo-nos.

Até que se instalou a ditadura do online.

 

Quando a Beatriz tinha 8 meses, o meu telemóvel avariou: fiquei numa angústia, com medo de sair de casa sem telemóvel e com um bebé.

Durante meia-hora, andei pela casa.

Até que pensei na minha Mãe, nas minhas Avós, nas minhas Tias e nos bebés delas… e ultrapassei esse medo irracional.

Fiquei duas semanas sem telemóvel e senti-me, surpreendentemente, mais livre.

A partir desse momento, a minha relação com o telemóvel alterou-se.

Por vezes, fica em casa; muitas vezes toca e eu não atendo: porque não o ouço, porque não posso, porque não quero atender!

Atender é uma opção.

 

A minha luta mais recente:

rejeitar Internet no telemóvel.

O meu tarifário contempla-a, mas o meu equilíbrio não.

A minha relação com a Internet já não é das mais saudáveis.

Não quero torná-la doentia.

 

E agora, para ficar bem claro, que nasci no século XX;

que, para mim, as palavras ditas ainda são mais válidas do que as palavras escritas;

que um texto manuscrito é tão válido como um texto em Word;

que o uso do computador só faz sentido se nos facilitar muito a vida;

que as fotografias só são marcantes se estiverem nas minhas mãos;

que a troca de olhares e de abraços são o meu oxigénio;

que temos de viver como faz sentido para nós;

a minha Agenda Comercial.

Agenda comercial

A minha Mãe tentou… muito; com grelhas Excell simples e práticas, com conselhos e tabelas de créditos/débitos, mas eu só passei a ter tudo registado e organizado quando comprei esta agenda.

 

 

 

Autor: Frasco de Memórias

https://frascodememorias.wordpress.com

11 thoughts on “Offline

  1. como eu compreendo. a mim, o papel e o lápis fazem-me muita falta! bom fim de semana. 🙂

  2. Tens toda a razão, Ana. Nada bate o papel! 🙂 Beijinhos

  3. Adorei seu post porque mesmo tendo computador desde a infância, emails e redes sociais, não gosto. Uso para o trabalho e para manter-me próxima daqueles que conheci porque a internet permitiu essa deliciosa ponte. Mas não sou dependente como muitos que conheço. Escrevo no notebook porque facilita a minha vida, já que a tendinite nem sempre me deixa escrever a mão por muito tempo e tampouco nas insanas máquinas de escrever onde aprendi a digitar na década de oitenta. rs

    bacio

    Ps. Nesse exato momento não faço a menor idéia de onde esteja o meu celular. rs

    • Lunna,
      desde que seja para facilitar e abrir portas, o computador é bem vindo; o problema é que por aqui o telemóvel com internet está a ficar obsessivo.
      O meu telemóvel também tem vida própria e desaparece 😉
      Boa semana!
      Bacio,
      Ana

  4. Olá , Ana !

    Tal e qual !
    É mesmo ! Concordo a 100% . Tem mesmo ” a ver ” com a nossa liberdade .
    Lá terei de subscrever …novamente ! 😉

    Beijo,
    José

  5. Ui como entendo a necessidade de me sentir organizada com uma agenda. :S Também as uso e também sinto esta tirania do on-line, do estar sempre ligada e disponível. 🙂

  6. Minha relação com o mundo ainda é bem offline, muita gente ainda se espanta pelo fato de eu ter um blog! Gosto do olho no olho, do tète a tète, acho ótima a tecnologia pra ser capaz de reproduzir com mais facilidade alguns desenhos em meus móveis antigos, mas ainda assim acho que as técnicas antigas me caem melhor. Beijo

Deixe uma Resposta

