“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Adolescência

8 comentários

Aos quinze anos, o coração já cresceu mas ninguém repara. […]

Aos quinze anos tudo é muito importante.

É-se uma pessoa nova pela primeira e única vez na vida e o mundo, difícil e grande, percebe-se e faz-se pesar tal qual ele é. […]

Aos quinze anos tudo é muito tudo, e é tudo ao mesmo tempo.

Miguel Esteves Cardoso

mimo adolescente

A adolescência é uma fase tão intensa que todos os estados de alma são vividos “para sempre”… e “pela primeira vez”.

E isso é fascinante!

Estas duas expressões estão frequentemente presentes no discurso dos adolescentes.

São, muitas vezes, apresentadas como desculpa ou justificação de muitos actos.

E, embora nem sempre eu o admita, com razão…

boring

Fui adolescente nos anos 80.

Entretanto cresci, mas permanece dentro de mim qualquer coisa da adolescente que se indignou com a PGA, com a ocupação de Timor, e com outras causas muito mais mundanas;

permanece por aqui a adolescente que rejeita autoritarismos, convencionalismos, regras, protocolos, burocracias e legalismos.

Palpita em mim a aura de todos adolescentes que partilham, diariamente, as suas vidas comigo, com a intensidade, a alegria, as lágrimas, a espontaneidade, a beleza que vibram durante esta etapa da vida.

camomila

Estas fotografias são a/da Mariana Simões (que eu conheci adolescente, mas que já é uma jovem talentosa).

75949_700576916660790_245096413_n[1]

 

Obrigada!

 

 

 

Autor: Frasco de Memórias

https://frascodememorias.wordpress.com

8 thoughts on “Adolescência

  1. Meus quinze anos… As vezes bate uma saudade boa dessa época. Belo texto!

  2. Boa noite, Ana !

    Tantas saudades da minha adolescência ! 🙂
    Entretanto tb cresci … foram tantos momentos que tb me “marcaram”, e com os quais, fui aprendendo e construíndo a minha pessoa.
    Sabes o que penso ?
    Nessa fase da vida, somos muito verdadeiros … sinceros… puros e amigos.
    Existem vários processos de identificação com … tantos modelos … mas ainda somos mesmo nós ( em construção ) !
    É tempo de ilusões, e só mais tarde, de algumas ( muitas ! ) desilusões .
    É pena :
    não podemos dizer o mesmo do mundo adulto !
    Tantas” capas “, hipocrisias ,etc

    Olha,hoje deu-me para isto ! 😦

    Beijo,
    José

    • José,

      ainda bem que hoje te “deu para isto”: ainda aí está o adolescente, com certeza 😉
      É uma fase intensa, sofrida e verdadeira.
      Estar perto dos adolescente é cansativo, mas é uma forma muito viva de estar.

      Um abraço,

      Ana

  3. Olá Ana,
    gostei da tua reflexão, muito coincidente com alguns pensamentos que me ocorrem, mas também “vejo” nessa fase, muita tontice e disparate.
    Uma vez li, algures, que a adolescência é como uma casa em fase de mudança: uma balbúrdia temporária. Será certamente mais do que isso, mas esta imagem ficou-me sempre associada à minha própria adolescência.
    Um abraço,
    Guida

    • A minha foi mesmo balbúrdia…
      Infelizmente, o disparate não é exclusivo dos adolescentes; os adolescentes sempre compensam com autenticidade e sentido de humor.
      Um abraço!
      Ana

  4. Gostei muito de ler o teu artigo e também os comentários aqui descritos. Identifico-me com muitas coisas. Para mim foi também um tempo confuso e de indefinição…não saber bem o que se é e o que se quer ser…fiquei pensativa! Mas gostei da minha adolescência. 🙂 Beijinho

  5. Minha adolescência veio nos anos noventa, mas sem muito sabor já que pra mim era tudo muito chato naqueles dias… eu queria ficar guardada dentro do tempo de ontem, mas me diziam que era preciso pensar o amanhã. Em suma… nem uma coisa e nem outra. rs

    bacio

  6. Pingback: Construir |

Deixe uma Resposta

