“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Colecções

2 comentários

É mítico o uso que a minha Avó Jesus dava à Língua Portuguesa.

Conheci pouco a minha Avó Jesus, mas havia sempre uma expressão ou uma palavra cheia de graça.

O meu Pai falou várias vezes em fazer uma antologia com estas expressões que em breve iriam perder-se.

E perderam.

Porque achamos sempre que  “agora não tenho tempo!” e que o mundo vai girar devagarinho à nossa espera.

Não é assim.

Lembrei-me da minha Avó quando li este texto do Professor Rui Bebiano.

cigarro Rui Bebiano

Parece uma extravagância e provavelmente é-o, mas comecei há uns anos a coleccionar palavras a caírem em desuso. Não me refiro às de um arcaísmo patente, já só conservadas em livros, jornais e cartas antigas, mas sim àquelas que ainda são utilizadas e das quais se servem apenas algumas pessoas das gerações mais velhas, membros de determinados agrupamentos políticos ou cidadãos socialmente agregados por certas práticas e rituais. Apenas um exemplo: a palavra «larápio», à qual ninguém recorre agora quando quer nomear o ladrão, pouco me interessa, mas «gatuno», que já só aparece nas imprecações dos estádios de futebol – naturalmente dirigidas ao infeliz árbitro da partida e intercaladas com ofensas à sua progenitora – ou no discurso político da direita e da esquerda mais arcaicas, é um must. Talvez este seja um tique profissional, forçado que estou a seguir, se não se quiser tornar-me críptico para quem me ouve em aulas e seminários, a mudança cada vez mais veloz e ziguezagueante dos vocábulos e dos seus sentidos.

Entretanto iniciei outra colecção. Desta vez a dos gestos que estão a evaporar-se ou deixámos de encontrar no dia-a-dia deste lado de cá do hemisfério norte. A primeira peça da colecção retirei-a de um filme dos anos 50, a preto e branco, visionado ao acaso no YouTube. Ela documenta o hábito cada vez mais proscrito de fumar fazendo desse acto uma parte importante do jogo social: aquele modo único, pouco higiénico mas que funcionava como marca de à-vontade, de estilo, por vezes de provocação, de apagar o cigarro, dentro de um café, no hall do cinema ou numa repartição pública, atirando-o ainda incandescente para o chão e esmagando-o sem piedade com o tacão ou a sola do sapato. Uma marca de macho ou de «mulher da vida» que, se repararem, quase desapareceu do nosso horizonte. Tal como engraxar os sapatos em público, cuspir para o lado sem qualquer aviso, usar um pente no bolso posterior das calças e servir-se dele com regularidade, limpar os ouvidos com o mindinho ou tamborilar com os dedos em cima do balcão do bar enquanto se espera pela cerveja gelada. Espera-me pois uma missão na arqueologia do contemporâneo. Pouco urgente, mas uma missão.

Autor: Frasco de Memórias

https://frascodememorias.wordpress.com

2 thoughts on “Colecções

  1. Ana,
    Pede ajuda ao Pai e avança !
    Acho que irias adorar e nós tb !
    Mesmo à tua espera !
    Boa semana.
    Beijo,
    José

    E a Lumix ? Menino Jesus amigo ? 🙂

  2. Sensacional, Ana! Tenho palavras e ditados que guardo de minha avó com o maior carinho, que na verdade são muito mais um “movimento” do que apenas uma mera expressão. E faço questão de repetir para meus filhos para que eles, com sorte, também passem adiante. Beijo

Deixe uma Resposta

