“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Alfazema francesa

14 comentários

-Mãe, tenho saudades da Primavera!

-Eu também!

No nosso quintal, continuam as plantinhas arrepiadas.

A única flor que nos alegra os dias é mesmo a alfazema francesa.

É uma espécie de origem selvagem, resistente a doenças, e que cresce vigorosa no Inverno rigoroso e no Verão quente: ideal para um quintal no interior do Alentejo.

Para além disso, cuida do quintal, pois afasta pragas de pulgões, carraças, moscas e escaravelhos.

ramo de alfazema francesa

Este fio descobriu-o na loja Made in Paper!

Autor: Frasco de Memórias

https://frascodememorias.wordpress.com

14 thoughts on “Alfazema francesa

  1. O fio é um encanto e a alfazema também – mas porquê francesa e não a «nossa», portuguesa? (em princípio estaria melhor adaptada…) 😉

    • Uma resposta desconcertante: a “portuguesa” morreu e no mercado de Estremoz só encontrei “francesa”!
      Mas ainda não desisti da nossa que, enquanto planta arbusto, é mais bonita…

      • É curioso, aqui há tempos comprei um alecrim «nosso», que também não sobreviveu.
        Não se percebe, em princípio seria ao contrário, se calhar tem que ver com os tratamentos em viveiro…

      • Também já me aconteceu com o alecrim do monte: as plantas são temperamentais e algumas vêm demasiado mimosas dos viveiros, é verdade.

  2. Adoro alfazema e ficou lindo o ramo com essa fita. Adorei.
    Eu estou com saudades do outono, a bem da verdade, de dias frios porque aqui a situação está bastante complicada.

    Bacio

  3. e o cheirinho? isso é que dá um bónus à planta! 🙂

  4. hmmm, não conheço a Alfazema francesa, fiquei curiosa! 🙂
    O cheiro é o mesmo?
    Preciso trazer um vaso para a minha varanda, tenho de investigar qual a que se dá melhor com o ar do mar…

  5. Olá,Ana !

    Andamos todos fartos de chuva e frio !
    Que venha a Primavera !
    O teu ramo de alfazema ficou lindo e o fio é fora de série !
    Bom fim-de-semana!
    Beijo,
    José

Deixe uma Resposta

