“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Cor de andorinha

4 comentários

A Dina é Mãe do meu querido … sobrinho-neto (!!!) e pediu-me para partilhar algumas receitas.

Fiquei atrapalhada, porque me sinto uma principiante perante a minha família do Alentejo.

Quer dizer, exceptuando as compotas, as bolachas as granolas não alcanço muito crédito na cozinha.

Talvez sejam inseguranças de quem não sabe fazer um bom cabrito assado ou umas migas alentejanas…

As bolachas da Joana deram-me muitas ideias!

Como fazem parte das nossas marmitas diárias, procurei fazer uma versão mais saudável e nutritiva.

podia meter-me num ninho de andorinhas

Com:

500g de cacau derretido;

100g de manteiga amolecida;

150g de açúcar mascavado;

gengibre fresco ralado (não é unânime cá em casa);

5 ovos;

2 colheres de café de fermento;

200g de farinha de trigo integral;

100g de sementes de linhaça moídas;

100g de flocos de aveia integrais moídos (como farinha);

100g de amêndoas cortadas grosseiramente;

açúcar em pó, cacau em pó ou sementes para polvilhar.

Misturei os ingredientes pela ordem como os escrevi e deixei a massa endurecer no frigorífico durante duas horas (mas podem ser mais; uma noite, por exemplo).

Cortei a massa em pequenos quadrados e rectângulos com uma faca.

A Beatriz encarregou-se de polvilhá-los com açúcar ou cacau (para os pais) ou com sementes (para ela).

Numa altura em que os (poucos) programas de culinária que consigo ver abusam da expressão “confort food”, estes quadradinhos dão-nos mesmo o conforto do ninho por muito longe dele que estejamos.

bolachas de cacau

As ilustrações são do livro Se eu fosse muito pequenino.

Autor: Frasco de Memórias

https://frascodememorias.wordpress.com

4 thoughts on “Cor de andorinha

  1. Que aspecto delicioso!!!! Beijinho

  2. Têm um aspecto deliciosos sem duvida. A versão sementes abriu-me o apetite. 🙂

Deixe uma Resposta

