“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Ciao! tutto bene?

3 comentários

Um dos países europeus onde me senti muito em casa foi em Itália.

O facto de ter estudado (e ensinado) Latim e ter sido uma das últimas alunas de Maria Helena Rocha Pereira  talvez tenha contribuído para esta sensação de estar num país familiar.

Como os italianos são tão expressivos, quase sempre os compreendi.

E a língua é tão cantada que mesmo quando não percebia, ficava embalada pela onda melódica e anuía com a cabeça. Só podiam estar a dizer maravilhas…

Para além disso, os italianos que conheci revelaram características que eu admiro nos seres humanos:

quiseram comunicar, esforçaram-se, foram ao meu encontro e mostraram curiosidade e apreço pelo meu País.

Jamie Olivier, de quem eu sou fã, também se encantou com Itália, com os italianos e com a sua gastronomia, tão intimamente ligada à alma do povo.

E eu tenho passado alguns fins de tarde com este sorriso ladino no colo.

Livros do Jamie Olivier

“Mas o que eu mais adoro nos Italianos e, apesar de terem dos melhores designers de moda e de automóveis do mundo, conseguirem manter uma percepção única de tradição e de comunhão de aldeia.

Hoje em dia, em aldeias por toda a Itália, ainda se encontram pessoas que trocam queijo por conservas de legumes, ou a tradicional aguardente caseira – grappa – por uma mostarda di Cremona.

Também acho incrível haver tradições e festivais que celebram a comida […]

Fiz esta viagem à Itália para aprender, mas também queria perceber porque é que este país manteve esta fantástica cultura gastronómica”.

É este o espírito que perpassa o livro: um chef, autor de bestsellers, que quer aprender com pessoas comuns o segredo das receitas italianas.

Com Capitano Vittorio.

Jamie Olivier cozinha na Itália

Com várias mammas.

Jamie Olivier na Itália massa fresca

Com pescadores.

Jamie Olivier cozinha na Itália 2

Revela-nos os segredos de pratos italianos clássicos, mas também de muitos outros que reflectem o melhor da dieta mediterrânica.

pizzas Jamie Olivier Itália

Crostini Jamie Olivier Itália

Regresso, bem acompanhada, a Itália, com receitas, fotografias e muitos textos de Jamie Olivier, sempre com um espírito leve, alegre e tão positivo… que me faz acreditar que posso ir já para a cucina e fingir que estou em Itália.

Sabiam que os italianos são o povo com a terceira maior esperança de vida (depois dos japoneses e dos islandeses)?

Arrivederci!

 

 

 

 

 

Autor: Frasco de Memórias

https://frascodememorias.wordpress.com

3 thoughts on “Ciao! tutto bene?

  1. Ah minha cara, respirei fundo aqui, sabia? rs
    Acho que vou lhe convidar a conhecer Genova, que tal? Em novembro estarei por aí, como já lhe disse, e te levo comigo. rs

    bacio

  2. Um país meraviglioso! 🙂 Não me importava nada de aí viver. Beijo

  3. Morro de vontade de conhecer a Itália! Se depender dos parentes italianos que tenho na família, não tenho dúvidas de que irei adorar. Beijo e ótimo final de semana

Deixe uma Resposta

