“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Sorvete de melancia

4 comentários

Com a febre dos gelados que nos tem invadido, a minha balança ressentiu-se: é tão sensível…

Para mim, resolvi fazer um sorvete.

A diferença entre o gelado e o sorvete é que o primeiro é feito à base de laticínios: com natas e leite (ou leite condensado!); e com gemas de ovo.

O sorvete é muito mais refrescante, mas não é cremoso, uma vez que não leva laticínios e a sua base é a polpa da fruta.

Pelos motivos óbvios, passei a  fazer a minha sobremesa com uma dose de gelado e duas de sorvete.

As mudanças fazem-se devagar…

Como (ainda) não tenho máquina de gelados, este sorvete de melancia ficou com uma textura de granizado, mas é mesmo agradável e fresco.

sorvete de melancia

Sorvete de melancia 

6 colheres de sopa de água

6 colheres de sopa de açúcar (mascavado)

500g de melancia

sumo de 1 lima (usei limão)

1 colher de óleo de coco (acrescentei à receita)

– Ferver a água com o açúcar até este dissolver.

– (Juntar o óleo). Deixar arrefecer.

– Cortar a melancia e colocá-la no liquidificador com a calda, até obter um puré macio.

– Levar ao frigorífico até arrefecer.

– Processar na máquina de gelados até o sorvete estar pronto.

– Transferi-lo para uma taça refrigerada ou para a casca de meia melancia e colocar no congelador.

(Como não tenho máquina, saltei os três últimos pontos e fui mexendo o gelado de duas em duas horas.)

Esta receita é do livro da Linda Lomelino, o meu livro de cabeceira dos últimos tempos.

 

Autor: Frasco de Memórias

https://frascodememorias.wordpress.com

4 thoughts on “Sorvete de melancia

  1. Adoro melancia e este sorvete enche-me as medidas! Beijinhos

  2. Você conhece o nostro gelato? o italiano? rs

Deixe uma Resposta

