“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Amassar

10 comentários

A Ana desafiou-nos para fazer pão.

Assim, num dia cheio de sol de Inverno.

Perfeito para caçar tesouros Lá Fora.

correr num monte alentejano

aproveitar-o-sol-de-inverno

E eu fui, com pouca convicção a pensar que íamos cozer 3 pães.

Vejam o que fizémos; correção – o que as duas Anas fizeram, porque eu fiquei tão abismada que quis registar tudo e pouco amassei.

Pão Alentejano

3 kg de farinha

70g de fermento

50g de sal

1-Amassar os ingredientes. A Ana tem esta máquina!

batedeira industrial doméstica

2-Levedar durante 3 quartos de hora num local aquecido.

massa-de-pao-a-levedar

3- Pesar a massa (a Ana é perfeccionista!), tender e moldar.

pesar-a-massa-de-pao

massa-de-pao-alentejano-moldada

Aproveitou-se ainda a massa para fazer pãezinhos com chouriço.

Entretanto a massa de pão moldada ficou tapada mais 10 minutos.

moldar-pao-com-chourico

4- Tudo pronto, passou-se para o forno.

massa-de-pao-antes-de-ir-ao-forno

pao-na-pa-do-forno

O forno já estava quente e com a cortina de calor: aquelas brasas rubras que impedem que o calor se perca.

cortina-de-calor-do-forno-de-lenha

5-Brincar enquanto o forno faz o seu trabalho.

quartel-de-bombeiros-em-miniatura

6-Retirar e cheirar muito.

pao-alentejano-acabado-de-sair-do-forno

7- Trincar… e eu viajei mesmo no tempo!

comer-pao-com-chourico-e-bom

As Anas ainda fizeram mais maravilhas!

Aguardem!

Autor: Frasco de Memórias

https://frascodememorias.wordpress.com

10 thoughts on “Amassar

  1. até a mim me chegou esse cheirinho mágico.
    beijinhos.
    boa semana,
    Mia

  2. Que maravilha, Ana! Deve ter sido um dia fantástico! Adoro pão caseiro e passeios ao ar livre. 🙂 Fico à espera da continuação. 😉 Beijinho

  3. Sovaria pão de muito bom grado, deve ter sido um dia super gostoso! bjo

  4. Pingback: Bolo finto |

  5. Não achei nada legal esse seu post, não estou a casa e fiquei com vontade de por a mão na massa. hunft…. brincadeiras a parte, assim que chegar a casa, farei pães. e tomarei com uma xícara de chá.

    bacio

  6. Pingback: Boleima de maçã |

Deixe uma Resposta

