“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Barritas de cereais

8 comentários

A Dina é Mãe do meu querido … sobrinho-neto (!!!) e pediu-me para partilhar algumas receitas.

Talvez não pensasse é que eu iria partilhar também as suas fantásticas receitas!

Num fim de dia duro, a Dina deu-me uma destas barritas e eu fiquei fã.

Tão fã que passei a fazê-las para mim.

São muito saudáveis mas, para mim, um pouco perigosas: tenho de controlar-me para não comer meia-dúzia…

-4 colheres de sopa de aveia;

-1 colher de sopa de sementes de linhaça;

– sementes de sésamo, girassol, abóbora,… a gosto;

-3 colheres de sopa de manteiga de amendoim;

-2 colheres de sopa de mel.

Misturar tudo muito bem e espalmar a mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Eu costumo fazer uns golpes porque facilita o processo posterior.

barritas de cereais

Colocar no forno a 160ºC durante 15 minutos ou até estar dourado.

Deixar cair um fiozinho de mel por cima das barras antes destas arrefecerem e de separar os rectângulos.

Guardar muito bem fechado e consumir com moderação no prazo de 1 mês.

Já experimentei com manteiga de amêndoa e gostei muito do resultado: o sabor é muito mais suave, o que não deixa de ser igualmente perigoso.

Às vezes, adiciono uns pedacinhos de noz ou amêndoas.

São versões cada vez mais tentadoras, mas a imaginação é mesmo o limite…

barritas individuais

 

 

 

Autor: Frasco de Memórias

http://frascodememorias.com

8 thoughts on “Barritas de cereais

  1. Vou fazer! As minhas filhas pediram-me para fazer barras de cereais para levar para a piscina e restabelecer energias depois de muitas braçadas 😉 Tenho sido preguiçosa e ainda não fiz, mas agora deixei de ter pretextos para adiar. Vou seguir a tua receita literalmente 😉
    Um abraço de boa semana!
    Guida

  2. Bom dia! Reparei nos termos que utilizaste – “moderação / tentação”, mas acho que comigo seria sem dúvida uma tentação. Uma boa semana!

  3. Tenho de experimentar! Parecem perfeitas para comer como lanche quando se está fora de casa. 😀 Obrigada pela receita!

  4. Olá, de facto este tipo de snacks são ótimos, rápidos e saudáveis. Aqui a imaginação é o limite, precisa só de conhecer bem cada ingrediente. Ao usar linhaça é preciso tritura-la ou então só está lá a enfeitar, o nosso intestino é incapaz de digerir este tipo de sementes. Sei que por vezes, há quem triture doses maiores, mas é outro erro porque perdem as suas propriedades. No máximo triture 4 colheres de sopa, 2 para consumir no dia e guarde as outras no frigorífico para o dia seguinte. Há outras em que é necessário hidratá-las, umas basta 15m, outras necessitam de uma boa noite de sono.
    Um abraço

  5. Já sei que me vou esticar. Paciência, é por uma boa causa.
    Boa semana.
    beijinho,
    Mia

  6. Receita copiada, me aguarde. rs
    bacio

Deixe um comentário