“Le souvenir est le parfum de l´âme” – (George Sand).

Fome

9 comentários

Durante três décadas vivi convencida de que herdara o metabolismo do meu pai: era magra.

Engravidei, engordei, emagreci… sem esforço.

Até que, num ano de muitas mudanças e adaptações, engordei e não emagreci, ao contrário do que sempre acontecera.

O que me engordou?

Obviamente, as quantidades de comida, superiores ao meu hábito.

E por que razão comia?

Porque tinha fome.

E por que razão tinha mais fome do que o normal?

Porque, à velocidade em que andava, o meu sensor de saciedade encontrava-se desligado.

 

Tive de parar e reflectir: aprendi mais sobre mim e conheci o meu corpo e a minha mente.

Quando estou cansada procuro a comida.

Quando estou insegura procuro a comida.

Quando estou ansiosa procuro a comida.

Quando me sinto em stress procuro a comida.

 

Penso que é uma forma primitiva de compensação:

de mostrar a mim própria que vou sobreviver; ou que estou a ter o gesto primordial para sobreviver: alimentando-me.

Tenho-me observado e tenho observado muitas mulheres com excesso de peso:

mães, profissionais, donas de casa, que andam a grande velocidade, cansadas e sem tempo para olhar para elas.

Porque querem ser perfeitas e, se for preciso, são as últimas da lista.

 

É verdade que não reagimos todos da mesma maneira,

algumas pessoas conseguem deixar o que não interessa e conseguem equilibrar-se bem;

outras refugiam-se num outro vício que não é o açúcar.

No meu caso, o diagnóstico está feito e é um princípio.

Sinto que, a partir de agora, a minha relação com a comida não vai voltar a ser a mesma e será sempre uma luta em busca de equilíbrio.

Perdi quatro quilos, mas o fundamental é que sinto que controlo o que estava descontrolado.

Mais importante do que perder ou ganhar quilos é sentirmo-nos tranquilas.

E eu ganho peso quando não estou em equilíbrio e isso é mesmo o mais grave.

A anatomia do apetite FJS.jpg

Também descobri que caminhar e correr (uns minutinhos) me acalma muito.

Faz com que chegue a casa mais tarde é certo, mas “revitalizada”, dizem os olhos que me vêem entrar.

O que me permite ser uma melhor pessoa e, consequentemente, melhor mãe.

Companheiros para esta caminhada: artigos como este.

A imagem é do mesmo blog.

Autor: Frasco de Memórias

https://frascodememorias.wordpress.com

9 thoughts on “Fome

  1. Consigo subscrever quase na íntegra. Compreendi isso claramente há cerca de dois anos e foi determinante para voltar a ser eu – perdi 16kg em 3 meses sem fazer nenhuma dieta absurda nem precisar de grande exercício (passei a usar as escadas em vez do elevador, só isso!). Foi bom reencontrar-me. Força e um beijinho!

    • Obrigada, Raquel!
      16 kg!!! Parabéns!
      Especialmente porque calculo que tenha envolvido muito auto-conhecimento e auto-controlo.
      Um abraço!

  2. Ana,

    …” O que me engordou? “…

    Culinária do Alentejo , digo eu ! 🙂 E tempo para ser feliz !

    • José:

      Penso que não respeitei o ritmo do Alentejo e faltou-me tempo para ser feliz… mais calmamente.
      Não é fácil mudar de hábitos.

      Vídeo tão bonito!

      Um abraço,

      Ana

  3. Como compreendo estas palavras. O açúcar é de facto um factor importante na dieta, não só para quem tem SPO como eu, mas em geral. É preciso força de vontade para mudar e sobretudo identificar os gatilhos que nos levam a comer. É um processo duro, mas necessário. Aos poucos torna-se um hábito os novos hábitos alimentares e custa cada vez menos. Força, para esta nova etapa. 🙂

  4. Pingback: 21 dias sem açúcar |

Deixe uma Resposta

